Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Banco responde por contrato de empréstimo com assinatura falsa, decide TJ-SP

Publicado por Clovis A. Maschietto
há 5 anos


Com base na súmula 479 do STJ, que estabelece que as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros, a 24ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um banco a indenizar uma cliente que foi cobrada por contrato de empréstimo não reconhecido por ela.

Perícia anexada aos autos constatou que a assinatura da cliente no contrato foi falsificada – o que não afasta a culpa do banco, segundo o relator, desembargador Walter Barone. "O agir de terceiro fraudador não afasta o nexo de causalidade, pois os danos causados ao lesado advêm diretamente do incremento do risco criado pela lucrativa atividade desenvolvida pelas instituições financeiras, cuidando-se, em verdade, de um fortuito interno à prestação de serviços", afirmou.

Para o relator, também não há que se falar em excludente de responsabilidade, pois não houve culpa exclusiva da vítima, mas sim falha na prestação de serviços: “A atuação de falsários é prática previsível e a parte ré, que aufere lucros com sua atividade, deve necessariamente empreender esforços para evitar que a prestação de seus serviços cause danos ao seu cliente, como ocorreu 'in casu', não se configurando hipótese de excludente de responsabilidade”.

Diante disso, a Câmara entendeu que a falha na prestação dos serviços por parte do banco gerou prejuízos à cliente de ordem material e moral. “Os danos morais ficaram caracterizados, sendo devida a respectiva indenização, já que a parte autora sofreu descontos indevidos de seu benefício previdenciário”, concluiu Barone. O banco deve devolver os valores descontados indevidamente da cliente, além de pagar indenização de R$ 5 mil.

Clique aqui para ler o acórdão.1001188-84.2018.8.26.0291

Fonte: Conjur - Consultor Jurídico - 03/09/2019

  • Sobre o autor22 anos comprometido com a transparência e eficácia no serviço!
  • Publicações364
  • Seguidores111
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações392
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-responde-por-contrato-de-emprestimo-com-assinatura-falsa-decide-tj-sp/752481839

Informações relacionadas

Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
Notíciashá 7 anos

20 direitos que os consumidores têm, mas não sabem

Lucas Gabriel Alves Lima, Advogado
Notíciashá 2 anos

Banco é condenado por assinatura falsa em contrato de empréstimo

Banco responde por contrato de empréstimo com assinatura falsa, decide TJ-SP

Diego Arruda, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Ação de Empréstimo Consignado Indevido

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A Perícia Grafotécnica permite o estudo e análise de uma determinada grafia, tendo como principal finalidade a verificação da autenticidade de uma assinatura, ou ainda a identificação da autoria de um determinado grafismo.

Através da realização deste estudo e análise, podemos identificar se determinada assinatura é autêntica ou não.

Somos altamente especializados em análises Grafotécnicas e podemos desenvolver um trabalho totalmente adequado à sua necessidade. continuar lendo